0

Transtorno de ansiedade: 6 sinais que provam que você sofre com isso

Acha comum passar o dia preocupado com uma situação no trabalho? Sente toda a sua musculatura tensa com frequência? Então, este artigo é para você. Veja 6 sinais que provam que você sofre com o transtorno de ansiedade.

Esses sintomas são mais comuns entre todos que apresentam a ansiedade como transtorno. Ainda que se sentir ansioso seja natural, ter essa característica fixa é um fato que deve ser avaliado. Confira os sinais que mostram a presença do distúrbio de ansiedade.

1. Preocupação em excesso

O primeiro sinal do transtorno de ansiedade é uma preocupação excessiva constante. Por isso, é comum que o ansioso esteja sempre pensando em dificuldades ou em possíveis situações trágicas.

Logo, quando se tem transtorno de ansiedade é um hábito passar todo o dia apreensivo. Além disso, há uma sensação de que todos os projetos firmados não serão aceitos. Preocupações com acidentes também é algo presente.

Para entender melhor, esses pensamentos nem sempre apresentam uma razão plausível. A pessoa ansiosa pode ter dinheiro sobrando em sua conta e mesmo assim ficar preocupada com seu financeiro.

2. Tensões musculares

Um dos sinais que provam que você sofre com transtorno de ansiedade é a tensão muscular. Em geral, esses pontos de desconforto são encontrados nos ombros e no pescoço.

Outro costume de quem passa pela ansiedade é manter o maxilar trincado ou ranger os dentes. Essa pressão na área pode gerar dores de cabeça e até mesmo desgaste na arcada dentária.

Com isso, mesmo em dias de folga, o ansioso permanece sentindo sua musculatura tensa. Isso ocorre porque ao ficar nervoso é comum contrair os músculos e ficar em uma postura de defesa constante.

3. Insônia

Outro dos sinais que mostram a presença do distúrbio de ansiedade é o problema com o sono. Sendo assim, passar por casos de insônia durante várias noites pode ser uma consequência da ansiedade excessiva.

Isso acontece porque, ao estar ansioso, os pensamentos ficam agitados na mente. Dessa forma, o cérebro não consegue desacelerar e permanece em alerta pensando em todos os possíveis cenários futuros.

Em geral, essas cenas são negativas e isso aumenta o estado de apreensão. No dia seguinte, o medo de dormir pouco outra vez gera ainda mais ansiedade e, por consequência, diminui a qualidade do sono novamente.

4. Perfeccionismo

Você sempre quer que tudo saia como planejado? Busca fazer 110% em cada atividade que se propõe? Isso não é algo ruim, pelo contrário, mostra o quanto você é dedicado com seus objetivos.

Porém, quando essa meta passa a ser uma obsessão, é algo a ser avaliado. Realizar um projeto com perfeição é um desejo ambicioso. Afinal, todas as situações têm pontos de melhora.

Então, se você percebe que se tornou uma pessoa perfeccionista, pare e reflita sobre isso. Essa característica pode ser um indicativo do começo de um transtorno de ansiedade.

5. Medos sem motivo lógico

A pessoa ansiosa costuma traçar vários finais desastrosos em sua mente. Assim, ela tem certeza de que seu dia terminará com alguma situação terrível. Ou ainda, que alguém de sua família corre riscos.

Contudo, na maior parte das vezes esse medo não tem uma lógica plausível. Ele se trata apenas da preocupação constante com uma ocasião ou pessoa que, na verdade, está bem.

Então, outro fato é que o ansioso acredita que nada dará certo para ele. Sendo assim, se for falar em público, já se imagina gaguejando, esquecendo a fala e tropeçando a caminho do palco. Logo, é um medo irracional.

6. Problemas digestivos

Embora a ansiedade seja uma dificuldade que tem início na mente, todo o corpo passa pelo processo. Assim, o transtorno também gera males físicos como os problemas digestivos.

Sendo assim, os ansiosos costumam apresentar: diarreia, dores estomacais, cólicas, prisão de ventre, inchaços e má digestão. Por isso, antes de eventos marcantes é possível que haja algum problema digestivo.

Ainda que nem todas as dificuldades intestinais sejam causadas pela ansiedade, é um dos sintomas muito frequentes. Sendo assim, é importante notar se os desconfortos ocorrem em conjunto com a preocupação excessiva.

Esses 6 sinais que provam que você sofre com transtorno de ansiedade já são uma luz em seu caminho. Observe seu comportamento, pergunte para as pessoas mais próximas e veja se você está nesse grupo.

Caso note que passa pelo transtorno de ansiedade, busque um bom tratamento para combater isso. Uma dica é utilizar os suplementos naturais contra a ansiedade. Eles não prejudicam o corpo ou causam dependência.

Interessante, não é? Confira mais sobre a suplementação no site oficial de Triptopax.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *