Passar 12 horas no emprego é algo que parece familiar? Já viveu esse caso várias vezes na semana? Plantonistas, empresários e profissionais que trabalham com metas diárias tendem a exagerar nas horas trabalhadas. Porém isso pode causar problemas físicos e emocionais. Então, saiba hoje como evitar o esgotamento no trabalho.
Viver somente para cumprir atividades laborais é muito perigoso. Ao não separar momentos para descanso e diversão, o trabalhador fica muito perto da tristeza profunda. Sendo assim, as principais consequências são males psicológicos como: depressão, desânimo e ansiedade.
Como ocorre o esgotamento no trabalho?
Esgotamento no trabalho não é apenas algo passageiro. O problema é tão grave que é considerado uma patologia, a Síndrome de Burnout. Essa dificuldade acontece com o acúmulo de tarefas que geram grande estresse.
Esse quadro é comum em carreiras competitivas, com metas muito rígidas ou com muita responsabilidade. Assim, o trabalho acaba sendo fonte de nervosismo, sofrimento psicológico, sacrifícios e até mesmo males físicos, como tonturas, dores de cabeça e dores no estômago.
O problema é comum em áreas que exigem muitas horas de trabalho seguidas. Em geral, esses períodos não contam com pausas para lazer. Professores e enfermeiros são os que mais apresentam o esgotamento no trabalho.
Outra causa do cansaço excessivo na profissão é quando o trabalhador coloca objetivos muito difíceis para si mesmo. Logo, quando passa certo tempo sem atingir a meta proposta, acaba sentindo que não é capaz. Com isso, o profissional assume mais deveres para compensar esse pensamento depreciativo.
Como evitar o esgotamento no trabalho?
Ao notar que o emprego está sendo uma carga muito pesada, é o momento de parar um pouco. Caso contrário, o cansaço diário pode evoluir para um problema de saúde grave que causará o afastamento no trabalho.
Sendo assim, veja algumas medidas para tomar que podem evitar o esgotamento no trabalho:
1- Fazer pausas ao longo do dia
Trabalhe em blocos de tempo. O sistema pomodoro ensina a fazer 25 minutos de trabalho intenso, com 5 minutos de pausa. A cada 4 pomodoros, pare de 15 a 30 minutos. Você pode adaptar para 50 minutos de atividades com 10 de pausa, por exemplo.
2- Não levar trabalho para casa
Em certas épocas isso é inevitável. Porém, procure otimizar seu tempo para não precisar trabalhar fora do seu experiente. Assim, você poderá relaxar no período que estiver em seu lar.
3- Determinar pequenas metas de carreira
Diferentemente dos objetivos irreais, as pequenas metas ajudam para que o profissional possa superar-se a cada dia. O importante é ser algo realista e alcançável. Dessa forma, será um meio de motivação e não de estresse.
4- Fazer atividades de lazer
Tenha dias específicos para fazer o que gosta, como: ir ao cinema, dançar, ir à pizzaria, fazer aula de algum instrumento etc. Porém, procure todos os dias praticar uma atividade prazerosa.
5- Praticar 30 minutos de exercício físico diariamente
A Organização Mundial de Saúde recomenda o mínimo de 150 minutos de atividade física semanalmente. Isso equivale à meia-hora de segunda a sexta. Entretanto, não precisa ir à academia para praticar. É possível fazer uma caminhada leve ou corrida, por exemplo.
Agora que já sabe como evitar o esgotamento no trabalho, aplique essas dicas todos os dias. Assim, sua vida ficará muito mais equilibrada e saudável.
Tem problemas com cansaço e nervosismo? Então, experimente os suplementos naturais contra estresse. Eles deixarão você mais calmo e relaxado, sem causar dependência ou problemas de saúde.